EXPLANAÇÃO INICIAL COM OS ESTAGIÁRIOS
SOBRE O PODER DA EDUCAÇÃO
Inicialmente todos os estagiários da E.M. Profª Aimée fizeram uma leitura compartilhada do texto "O Poder da Educação". Simpáticos e criativos provocaram momentos de muitas reflexões.
REFLEXÕES- DILMA
O vídeo do texto "O Poder da Educação" também foi comentado pela diretora Dilma que, muito provocativa, levantou questionamentos alusivos ao que efetivamente constitui a Educação.
DEBATE
Um grupo significativo de professores e estagiários participaram do debate onde naturalmente aconteceram divergências de opiniões, mas que levaram todos a repensarem suas práticas.
MESA JUNINA
Como em todos os encontros não poderia faltar a tradicional mesa de comes e bebes. À pedido da C.P.P. professores contribuíram para o "C.O.C. Julhino".
MOMENTO ROBERT
Robert, o estagiário de Educação Física, foi o destaque da festa... É só conferir!
PERSONALIDADES INSTANTÂNEAS
Num clima de descontração surgiram as "personalidades instantâneas"... Terminado o evento o saldo foi termos nos fortalecido ainda mais como educadores.

REUNIÃO PEDAGÓGICA
EM RITMO DE COPA DO MUNDO
(10/06/10)
GALERIA DE FOTOS
MOMENTO DE DEBATE E REFLEXÕES
RITMO DE COPA DO MUNDO
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE
BOLO DA COPA DO MUNDO
COMES E BEBES
MÚSICA AMBIENTE
CHÁ DE PANELA
FOTOS EM GRUPOS

REUNIÃO PEDAGÓGICA – 19/05/10
SEJAM BEM-VINDAS PROFESSORAS ANDRÉIA E ANA PAULA!
→ Rose, a O.E. da U.E.; iniciou o encontro com o “passa a bola”, onde quem recebia a bola deveria dizer a frase:”o problema não é meu...’’; em seguida deveria passar a bola para outra pessoa da roda.
→ Foi um momento de muita animação, mas principalmente de conscientização, onde o objetivo era mostrar as dificuldades na resolução de problemas quando não há um efetivo envolvimento de toda a Equipe.
→ Como de praxe, em todos os nossos encontros, não pode faltar o famoso ‘’lanchinho’’. É ele uma das estratégias que usamos para melhorar o nosso ‘’pique’’, o piquenique... Brincadeirinha.
→ Nossos estagiários, sob a orientação da CPP Elenice e da Coordenadora de Aprendizagem(Isabel), participaram ativamente do encontro.
→ As estagiárias da Cultura ( Andréia e Inês) já iniciaram os ensaios de dança e teatro para o Evento ‘’Biodiversidade, uma questão de consciência”.
→ Os estagiários do Esporte (Robert e Jancei) divulgaram dois Projetos solicitados pela CPP Elenice e pela Coordenadora de Aprendizagem Isabel. Um é sobre o ‘’Dia D’’(Dia do Desafio) e o outro alusivo a Copa do Mundo. Eles e os outros estagiários do Esporte(Eric e Leiliane) prometem surpreender!
→ A estagiária do Acompanhamento Pedagógico (Irismar) e da Cultura(Joselaine) também já estão in-te-gra-dís-si-mas ao ritmo da Equipe de nossa U.E.
→ Foi um encontro muito produtivo, onde foram oportunizados esclarecimentos pedagógicos pelas OP e OE; também serviu para a CPP e a Coordenadora de Aprendizagem capacitarem professores e estagiários com relação ao PPP da UE.
→ Agora é só acompanhar e se surpreender com o que a Equipe Aimée tem para desenvolver com nossos queridos alunos.

* Síntese do encontro alusivo ao COC do 1º bimestre de 2010
Obs. Na oportunidade a Equipe comemorou
o 1º aniversário do BLOG da E.M. Profª Aimée
2- Para o ato de ensinar não existe uma receita pronta, uma vez que depende única e exclusivamente do professor criar mecanismos favoráveis para que a prática se efetive de maneira plausível.
3- O jogo e a brincadeira fazem parte de todas as fases da vida dos seres humanos, tornando especial a sua existência.
4- De alguma forma o lúdico se faz presente e acrescenta um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, possibilitando que a criatividade aflore.
5- Brincando e jogando a criança terá oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis a sua futura atuação profissional, tais como atenção, afetividade, o hábito de permanecer concentrado e outras habilidades perceptuais psicomotoras.
6- Brincando a criança se torna operativa. Por meio do brinquedo a criança reinventa o mundo e libera suas atividades e fantasias.
7- Por que será que nunca perguntam às crianças o que elas querem aprender?
8- Tornar o conteúdo mais atraente é fazer a ligação entre o que ensinar e o que aprender.
9- Devemos usar a fome de aprender das crianças no início do ano para preparar coisas significativas e deliciosas de se ensinar. Preparar o que efetivamente elas “querem comer.”
10- “Todo professor deveria passar por uma cozinha antes de começar a lecionar” (Rubem Alves). Isso porque os cozinheiros têm boas lições sobre fome a ensinar.
11- Há necessidade de momentos de pura gula pedagógica em que professores (chefs de cozinha) irão preparar conteúdos (receitas) originais, desvendando as alquimias dos livros (das caçarolas), com sabores, cheiros e formas que aguçam a vontade de comer mais.
12- Já repararam que comemos apenas aquilo que despertam o nosso desejo? E que quando preparamos uma comida pensamos em quem vai comer?
13- Colocamos temperos em nossas receitas que despertam os sentidos e fazem surgir elogios. Fazer um cardápio que agrade o cliente é receita de sucesso!
14- Que contribuição social trará um indivíduo que domine a capacidade de imaginar soluções não-imaginadas, mas que não consegue transformá-la em algo concreto e comunicável?
15- Uma idéia não partilhada não tem valor social algum.
16- Ser criativo exige mudanças de atitude, de comportamento e na maioria como encaramos os problemas do dia-a-dia.
17- A criatividade exige do criador audácia, coragem e paixão. Nascemos com ela, porém aos poucos nos é tirada pelo processo de socialização.
Em 6 de maio de 2010 foi realizado o 1º Conselho de Classe deste ano. Na oportunidade foi trabalhado um texto para Capacitação dos Professores (Pedagogia e Criatividade, uma receita de sucesso), e também foi apresentada a “Árvore dos Valores”, cujo objetivo era trabalhar os valores existentes na Equipe, em especial os valores que afloram em cada um.
O texto foi desmembrado em frases e/ou parágrafos para que a pessoa sorteada pudesse ler e dar a interpretação do mesmo. Após estudo do texto cada participante do COC deveria pegar um fruto (bala) da Árvore dos Valores e verificar qual o valor contido no fruto. O “fruto” encontrado deveria ser doado a alguém da Equipe que mais tem demonstrado a vivência no valor, seguido das necessárias considerações.
O objetivo desta dinâmica, entre outras coisas, era fazer com que o grupo participante percebesse que embora com características diferenciadas cada um tinha algo para ensinar e também aprender.
0 comentários:
Postar um comentário